Participei da terceira edição do Seminário de Tecnologia e Dignidade Humana, no mês de maio de 2017, no qual foi possível refletir sobre a temática e delinear algumas questões para minha prática pedagógica junto aos estudantes do Ensino Médio.
Como responsável por oito turmas de 1ª série do Ensino Médio nos turnos da tarde e da noite, articulei junto aos professores de Língua Portuguesa um trabalho sobre Tecnologia e Saúde na Era Digital.
A partir de dois materiais apresentados no Seminário – Informe da Sociedade Brasileira de Pediatria e Encarte do Jornal Gazeta do Povo – realizou-se discussão e análise de texto e de imagens. Após, realizamos a palestra sobre saúde na era digital, abordando questões como segurança e dicas de saúde. Em sala de aula, os alunos produziram textos, sintetizando suas compreensões.
A atividade, inspirada naquilo que foi proposto no Seminário, contribuiu para o debate entre os alunos e trouxe a reflexão sobre segurança, saúde e tecnologia na era digital.
Uma das questões que chamou atenção, no feedback solicitado aos estudantes, foi o pedido para que houvesse continuidade da discussão, incluindo formas de agir em casos de crimes cibernéticos e cyberbullying.
Dessa atividade, surgiu um artigo reflexivo, redigido por mim, como forma de registro e memória da atividade.
Esse processo em si, mostrou a relevância dos temas abordados e a importância da participação no Seminário de tecnologia e dignidade humana.
Alexandro Muhlstedt
Pedagogo no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba.