Conhecer o Instituto Tecnologia e Dignidade Humana foi um privilégio. Pois como pedagoga, preciso estar atualizada e saber atender as questões contemporâneas inerentes aos dilemas apresentados pelos jovens e adolescentes de nossa sociedade.
Participei do III Seminário Nacional Tecnologia e dignidade Humana, onde pude receber os subsídios adequados para encontrar o equilíbrio entre incentivar o uso das tecnologias em nosso cotidiano e, ao mesmo tempo, pensar em nosso papel enquanto responsáveis pelos direitos da criança e do adolescente e o cuidado perante os riscos das redes.
É meu papel orientar as famílias e estudantes a respeito de assuntos que se fazem necessários na atualidade, desde ergonomia física relacionada ao uso das tecnologias, educação digital, produtividade, ciberbullying, dependência tecnológica, como uso do celular no trânsito.
Os estudos e reflexões apresentados pelo Instituto Tecnologia e Dignidade Humana conduzem a uma visão clara e coerente dos temas a serem tratados e contribuem para o desenvolvimento do uso consciente das tecnologias.
Joelma Silveira e Silva
Técnica Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação do Paraná