Apresentação

‘Instituto Tecnologia & Dignidade Humana (I-T&DH), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, foi fundado em 03 de março de 2015, com o objetivo de promover a “EDUCAÇÃO DIGITAL CONSCIENTE”, numa perspectiva socioeducacional, como contribuição para a garantia dos direitos fundamentais e do bem estar dos usuários das tecnologias de informação e comunicação (tecnologias digitais -computadores, celulares, tablets e outros dispositivos).

A  essência de criação do I-T&DH está fundada na necessidade de desenvolver ações para garantia da proteção integral de crianças e adolescentes frente aos riscos e efeitos nocivos decorrentes do uso desmedido e impróprio das tecnologias digitais. Tal necessidade foi destacada no I Fórum sobre Pedofilia e Pornografia Infanto-juvenil na Internet, promovido pela Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná, em 2009. Impactos para a integridade física, psíquica e para a segurança de crianças e adolescentes na era digital foram abordados por delegados, promotores de justiça, médicos e juízes. Evento que contou com a participação dos membros fundadores do I-T&DH.

Desde então, foi instaurado um movimento interdisciplinar e intersetorial para proteção das crianças e adolescentes, num contexto tecnológico, no Estado do Paraná. Diversas ações de base acadêmica, científica e interinstitucional passaram a ser executadas, integrando esforços de órgãos públicos, iniciativa privada e terceiro setor, para tratativa da matéria: uso saudável, responsável e seguro das tecnologias digitais. Com a promoção de eventos (seminários, círculos de diálogos, reuniões técnicas, palestras), a participação em mostras de projetos, congressos, simpósios e a produção de materiais informacionais.

Neste interim, ficou estabelecida uma rede dialógica de produção e ação em prol ao elo tecnologia e dignidade humana’ no Paraná, e para além de suas fronteiras, regional, nacional e internacional, conforme Art. 2º do Estatuto do I-T&DH. Consolidando a efetiva contribuição para proteção da criança e do adolescente na era digital, incumbência prioritária doI-T&DH. Tal proteção pode ser extensiva aos jovens, adultos e aos idosos, por considerá-los vulneráveis, tanto quanto as crianças e adolescentes, aos reais malefícios para a saúde física e mental, para os processos laborativos e de cunho relacional no âmbito familiar, profissional e social, quando as condições de tempo, conteúdo e forma de uso das tecnologias digitais são inadequadas, desmedidas e desequilibradas, cotidianamente.

Criado com base nesta inquietante realidade, o I-T&DH promove estudos, pesquisas e ações educacionais, incluindo produção de material multimidiático, para disseminar (in)formações sobre os fatores de risco e de proteção para os usuários das tecnologias de informação e comunicação, tendo-os como destinatários em diversos espaços: escola, indústria, comércio, associação, universidade, igreja, entre outros.

Em síntese, o Instituto Tecnologia & Dignidade Humana busca desenvolver mecanismos (in)formativos para contribuir com a proteção integral dos usuários de tecnologias digitais, tendo como público-alvo: pais, tios, avós, professores, gestores educacionais, profissionais das diversas áreas do conhecimento, para que possam assumir cada qual sua responsabilidade de salvaguardar a dignidade da pessoa humana na era digital.

Para cumprir com o proposto, nos colocamos à disposição para firmar parcerias!

_______________________

Cineiva Campoli Paulino Tono
Presidente do I-T&DH
contato@tecnologiaedignidadehumana.org.br

 

Estatuto