Parceiros

UFPR

Junto ao Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, a implementação do Projeto de Extensão Universitária: “UFPR Unindo Talentos”, Subprojeto: “Informática para o Desenvolvimento Humano” (2011 a 2012) e Subprojeto: “Educação em direitos humanos às vistas da tecnologia e dignidade humana” (2013 a 2015).

Junto ao Setor de Educação Profissional e Tecnológica, a implementação do Projeto de Extensão Universitária: “Construindo Saberes Através de Computador e Internet”, Subprojeto “Uso Saudável e Seguro das Tecnologias” (2016 – em curso) na Escola Est. D. Pedro II, Curitiba/PR o Projeto de Extensão “Construindo Saberes com o uso de Tecnologia” – 1ª edição (2018-2021), mantendo a perspectiva de contribuir com processos de (in)formação para o uso saudável e seguro das tecnologias digitais, no Col. Est. Santa Rosa, Curitiba/PR e em outros que porventura possam integrar o projeto de extensão.

O Projeto de Extensão intitulado “Proteção da Criança e do Adolescente na Era Digital”, também vinculado à UFPR, é liderado pela Professora Elenice Novak do Departamento de Informática, e conta com a participação do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana nos quesitos de pesquisa e de articulações interinstitucionais para implementar e fortalecer ações para prevenção do aliciamento online de crianças e adolescentes.

 

OAB/PR

Mobilização social para o uso saudável e seguro das tecnologias digitais por crianças e adolescentes com a realização de círculos de diálogos, reuniões abertas e seminários. Trabalho desenvolvido junto à Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraná (2010 – em curso).

 

UNIBRASIL

Execução do Projeto de Extensão Universitária: “Informática Cidadã”, junto ao Curso de Sistemas de Informação das Faculdades Integradas do Brasil (UniBrasil), com a realização de processos de formação na área de inclusão sociodigital com a conscientização sobre o uso saudável e seguro das tecnologias digitais (2004 a 2014).

Promoção de palestras para a comunidade acadêmica na área de tecnologia e dignidade humana – UniBrasil Centro Universitário (2013 – em curso).

 

SEAE-PR

Participação voluntária na produção de material e tutoria do Módulo: Uso responsável, saudável e seguro das tecnologias do Curso On-line para Formação de Gestores dos Espaços Cidadãos (Telecentros) do Estado do Paraná, promovido pela Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos do Paraná (SEAE-PR), em parceria com a CELEPAR e UFPR. Foram capacitados, em 2016, na 1ª Turma, 452 participantes de 119 municípios do Paraná e em 2017, na 2ª Turma, 475 participantes de 152 municípios do Paraná.

 

ALEP-PR

Realização de audiências públicas de “Educação Digital – Tecnologia e Dignidade Humana”, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP-PR), para contribuir com a proteção das crianças e adolescentes na era digital. Trabalho integrado às Comissões de Educação e de Proteção da Criança, Adolescente e Idoso (2016 – em curso).

 

BrazilFoundation

Execução do Projeto ‘Conectar com Sabedoria’ – Mobilização educacional para o uso saudável e seguro de tecnologias digitais por crianças e adolescentes, com a produção de material multimidiático e realização de processos de formação de multiplicadores da abordagem ‘tecnologia e dignidade humana’ em espaços escolares e comunitários (2016 e 2017).

 

Federação Amor-Exigente

Realização de palestras e de material informacional para conscientização sobre os fatores de risco e de proteção do uso de tecnologias digitais.

 

Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná e Instituto Cultural e Científico Brasil Japão – PR

Formação de Grupos de Estudo e Pesquisa na área de tecnologia e dignidade humana com aporte acadêmico e científico de instituições de ensino superior. Promoção de palestras de sensibilização e conscientização para o uso saudável, ético e seguro das tecnologias digitais. Lançamento do Prêmio Nacional de Tecnologia e Dignidade Humana 2018.

 

Londrina Pazeando

Estabelecida parceria com a Organização Social Londrina Pazeando para planejamento e desenvolvimento de ações sensibilizadoras e conscientizadoras que visam a ampliação da Cultura de Paz na cidade de Londrina/PR, contra o uso de brinquedos que estimulem a violência na infância. Trabalhar-se-á para a ampliação geográfica das ações.

 

Fundação Weiss Scarpa

O Instituto Tecnologia e Dignidade Humana contribui para a formação de adolescentes e jovens aprendizes, atuantes nas diversas empresas de Pinhais, Campina Grande do Sul e Quatro Barras/PR, para o uso saudável, responsável e seguro das tecnologias digitais com foco no mundo do trabalho: aprendizagem, qualidade, produção e produtividade.

 

Colégio Estadual do Paraná

A partir da intermediação e incentivo do PROCEP, Setor de Projetos e Formação do Colégio Estadual do Paraná, foi formalizado um Termo de Cooperação com o Instituto Tecnologia e Dignidade Humana para o desenvolvimento de ações para qualificar alunos e professores em educação digital consciente. Inúmeras atividades pedagógicas estão em curso.