O Instituto Tecnologia e Dignidade Humana (I-T&DH) tem como objetivo disseminar informações acerca da proteção humana na era digital, para tal, se dedica a formar profissionais multiplicadores em todo o território nacional, através de palestra, oficina, workshop, aula, tutoria, webinar, curso, seminário, círculo de diálogo, mesa redonda, todos como implementos de caráter (in)formativo sobre os impactos de uso das tecnologias digitais em diversos aspectos da vida humana, bem como, a necessidade de ações preventivas, para proteção humana, que impeçam a violação de direitos.
As formações estão sob responsabilidade de profissionais altamente capacitados de diferentes áreas (saúde, educação, direito, segurança), especializados na temática da proteção humana na era digital. Ocorrem em diferentes formatos, buscando atingir um maior número de pessoas de variados espaços: creches, escolas, universidades, empresas, entre outros. O conteúdo abordado nos processos de formação é adequado e busca suprir as necessidades específicas de cada público.
Entre as propostas de formação implementadas pelo I-T&DH destaca-se os temas:
- Interferências das tecnologias digitais no processo de ensino e de aprendizagem (distração, desatenção, dispersão, leitura superficial, (in)capacidade de memorização, entre outros);
- Prejuízos para a Saúde Física/Ergonomia (sedentarismo, lesões por esforço repetitivo, problemas oculares e posturais, entre outros);
- Riscos para a Saúde psicológica (dependência em redes sociais e em jogos eletrônicos);
- Fragilização nos relacionamentos humanos – familiar e social (isolamento, interação superficial);
- Perigos do mundo digital para crianças e adolescentes (abuso e exploração sexual online, pornografia e pedofilia online, cyberbulling, entre outros);
- Impactos negativos do uso de tecnologias digitais para a produção e produtividade no ambiente laboral (distração, desatenção, dispersão, baixa qualidade nas entregas, falta de engajamento e comprometimento, entre outros);
- Segurança no trânsito (distração com dispositivos eletrônicos causando aumento do número de sinistros e de atropelamentos).
As Palestras, Cursos Oficinas e outros implementos educativos são realizados de forma independente e/ou integrados e inseridos nos contextos da execução de Projetos.
Ações formativas realizadas e concluídas (detalhes nos Relatórios anuais):
2015 a 2020:
- Oficinas de formação para o uso saudável e seguro das tecnologias digitais para acadêmicos vinculados ao Projeto de Extensão Universitária “Construindo Saberes Através do Computador e Internet”, coordenado pela Professora Andreia de Jesus do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da UFPR. (2015-2017)
- Curso de Formação dos Gestores de Telecentros de todo o Estado do Paraná 2017- ”, especialmente o Módulo sobre Tecnologia e Dignidade Humana, promovido pela Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos do Paraná. Formação na modalidade à distância, com 80 participantes. (2017)
- Tutoria do Curso “Formação dos Gestores dos Espaços Cidadão”, promovido pela Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos do Paraná. Formação, na modalidade à distância, com 475 participantes de 152 municípios do Estado do Paraná. (2017)
- Palestra sobre os impactos do uso das tecnologias digitais – Semana Pedagógica no Colégio Estadual Santa Rosa do Cajuru/Curitiba-PR, no âmbito do Projeto de Extensão “Construindo Saberes com o uso de Tecnologia”, do SEPT/UFPR. (2018)
- Curso de Formação: “Protagonismo em Tecnologia e Dignidade Humana” para instrutores-líderes, no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba/PR. (2018)
- Palestra sobre os impactos do uso das tecnologias digitais – Semana Pedagógica no CEEBJA Maria Deon, em Curitiba/PR. (2018)
- Oficina “Educação Digital Consciente” para Jovens Aprendizes da Fundação Weiss Scarpa, no município de Pinhais-PR. (2018)
- Curso de Formação: “Proteção à Criança e ao Adolescente na Era Digital”, no UniBrasil, em Curitiba/PR, para diretores e pedagogos dos 163 Colégios Públicos Estaduais de Curitiba. (2019)
- Oficina “Infância Segura da Era Digital”, no “Congresso Sesi ODS 2019”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema FIEP). (2019)
- Curso de Formação: “Detox Digital” para profissionais da educação do Núcleo da Área Metropolitana Sul de Curitiba/PR. (2019)
- Workshop “Segurança da Criança e do Adolescente na Era Digital”, realizado no Vale do Pinhão, em Curitiba/PR. (2019)
- Workshop “A Mulher no Mundo Virtual: Comportamento Online, (in)Segurança na Rede, Violência Virtual” realizado no Vale do Pinhão, em Curitiba/PR. (2019)
- Workshop: “Proteção Humana na Era Digital”, articulado pela Secretaria Municipal de Educação de Piraquara/PR, direcionado a professores e servidores da educação infantil de todas as escolas daquele Município. (2020)
- Palestra “Trânsito sem Distração com Celular” no 4º Encontro Tecnologia e Bem-Estar – Google Brasil-São Paulo/SP. (2020)
- Curso de formação “Detox Digital na Primeira Infância”, com público-alvo os visitadores do Programa Criança Feliz da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná (SEJUF) e outros profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente de todo o Paraná, totalizando 199 (cento e noventa e nove) participantes. (2020)
- Webinar Luso-Brasileira – “Dia Internacional da Família” o I-T&DH, participou de webinar a convite de Tito de Moraes, Coordenador do Projeto Miúdos Seguros na Net – Lisboa/Portugal. (2020)
- Palestra no “Dia Internacional do Brincar” e lançamento do “Programa Reconecte Paraná”, em pleno 2º Simpósio Estadual da Força Tarefa Infância Segura da Secretaria de Estado da Justiça do Paraná. (2020)
- Aula no Módulo 8 – “Prevenção da Violência Virtual contra Crianças e Adolescentes do “I Curso FORTIS: Formação para o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente – EAD. Conteúdo trabalhado por Maria Christina dos Santos e Flúvio Garcia, ambos representando o I-T&DH. (2020)
- Webinar “Quem Controla Quem” – Reflexões sobre o uso das tecnologias digitais junto a professores e alunos da Universidade Tecnológica Federal de Ponta Grossa – UTFPR Ponta Grossa. (2020)
- Webinar “Amor Exigente na Era Digital” – Reflexões acerca dos impactos do uso das tecnologias de informação e comunicação na família em tempos de pandemia – Federação Amor Exigente. (2020)
- Webinar “Jogos Eletrônicos e Pandemia: Quais Cuidados Ter?” – PROTECA/UFPR – Projeto de extensão “Prevenção ao Aliciamento de Crianças e Adolescentes” e UniBrasil. Destaca-se que o I-T&DH é parceiro do PROTECA desde a sua origem, contribuindo na redação do texto do Projeto e, inclusive, de sua fundamentação jurídica. (2020)
- Palestra “A Tecnologia na Educação: o Futuro da Sala de Aula”, em evento on-line da Universidade Católica de Salvador/BA, junto a professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Filosofia. (2020)
- Palestra: “Ferramentas para Proteção às crianças e Adolescentes na Era Digital” no Webinário “A Tecnologia a Serviço da Família” promovido pela Secretaria Nacional da Família do Ministério da Mulher Família e Direitos Humanos – MMFDH. Por Aharon Campoli, Assessor de Projetos para Jovens do I-T&DH, obtendo 6.600 visualizações em 30/12/2020.
- Webinar “Direito e segurança, na perspectiva das tecnologias digitais na infância e na adolescência, em tempo de pandemia da COVID 19”, promovido pelo Comitê Interinstitucional Protetivo, do Conselho de Supervisão e da Coordenadoria dos Juízos da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Paraná. (2020)
- Seminário On-line “Uso Saudável e Seguro das Tecnologias de Informação e Comunicação pelo Instituto Tecnologia e Dignidade Humana e o Centro Universitário UNIBRASIL, na Semana Detox Digital Paraná). (2020)
- Palestra sobre os cuidados da Criança em relação à sua saúde física e em relação à Natureza por Thaise Novaes, representando o I-T&DH, no Seminário Intersetorial da Primeira Infância – Força Tarefa Infância Segura do Paraná da SEJUF-PR. (2020)
- Palestra “Os Desafios do cuidado integral da Criança na Era Digital” como Aula inaugural do Curso FORTIS EAD 2ª Edição do Curso da Força Tarefa Infância Segura em EAD, ministrada por Evelyn Eisenstein, Conselheira Consultiva na área da saúde do I-T&DH. (2020)
2021 a 2025:
- Webinar Infância (In)Segura na Era Digital promovido pela Força-tarefa Infância Segura do Paraná, coordenada pelo Departamento de Justiça, Família e Trabalho do Paraná. (2021)
- Webinar “Desafios para a saúde mental no uso das tecnologias: dependência tecnológica e outras implicações”. Departamento de Políticas sobre drogas do município de Curitiba-PR. (2021)
- Webinar “A pandemia e os impactos na saúde e no bem-estar de crianças e adolescentes”, promovida pela Escola Judicial do Paraná – Tribunal de Justiça do Paraná. (2021)
- Webinar “Reconecte Paraná”, sob a coordenação do Departamento de Justiça da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná. (2021)
- Curso “Proteção de Crianças e Adolescentes no Mundo Digital” vinculado ao Projeto de Extensão Prevenção ao Aliciamento de Crianças e Adolescentes – PROTECA da Universidade Federal do Paraná. O público beneficiado foi a rede de profissionais da educação municipal de Curitiba. (2021)
- Webinar “Uso da tecnologia e a violência no trânsito”, junto à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito da Prefeitura de Curitiba. (2021)
- Palestra on-line, “Infância em Foco: Infância Saudável e Segura na Era Digital”, para professores e pais da Escola Apoena da cidade de Londrina, município do Estado do Paraná. (2021)
- Webinar “Internet e outras Dependências: fatores de risco e proteção à infância e à adolescência” promovido pelas Secretarias de Estado da Justiça, Família e Trabalho e da Segurança Pública do Paraná, como atividade da Força-tarefa Infância Segura. (2021)
- Palestra “Segurança na Internet” para pais do Colégio Militar de Londrina, município do norte do Estado do Paraná em plena reunião online. (2021)
- Webinar “Cibercrimes e Trabalho Infantil na Internet” junto ao grupo da Federação de Amor Exigente de Belém do Pará. (2021)
- Webinar “Os Impactos Humanos da Era Digital” no Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Drogas do Instituto Federal do Paraná – IFPR. (2021)
- Palestra “A vulnerabilidade da criança e do adolescente na sociedade digital” junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Drogas do Instituto Federal do Paraná. (2021)
- Palestra “Meu filho não sai do celular”, no V Seminário de Acolhimento e Prevenção em saúde mental: promovido pela Universidade Federal do Paraná. (2021)
- Curso “A Família e as Tecnologias Digitais”. Em cooperação com a Secretaria Nacional da Família do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, para aplicação do Projeto Reconecte. (2022)
- Círculo de Diálogo Online: “Detox Digital: Real e Virtual no cotidiano da criança e do adolescente”. Contou com representantes do Colégio Estadual Ambrósio Bini, de Almirante Tamandaré, do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, do Colégio Mãe de Deus, de Londrina e da fisioterapeuta Claudia Choguri de O. Pellenz. (2022)
- Palestra “O Instituto Tecnologia & Dignidade Humana e a Prevenção à Violência Virtual contra Crianças e Adolescentes”, no VIII Seminário de Prevenção da Violência Doméstica contra Crianças Adolescentes – LABTED-EU. (2022)
- Webinar “Infância, Direito e Tecnologia”, com participação da Equipe do Movimento Slowphone e do I-T&DH. Estiveram presentes como Debatedores, a Promotora de Justiça Tarcila Teixeira, da área da infância, a Vice-Presidente do I-T&DH, Maria Christina dos Santos e o Empreendedor e Escritor, Ítalo Fogaça, de Tubarão/SC. (2023)
- Seminário Catarinense de Conscientização à Dependência Tecnológica, alusivo à Lei No 17.785/2019, sob responsabilidade da Equipe do Movimento Slowphone e do I-T&DH. (2023)
- Palestra “Semana do Bem-Estar Digital” Evento que tem como um dos organizadores, Tito de Moraes, Conselheiro do I-T&DH residente em Portugal. (2023)
- Palestras realizadas por acadêmicos de medicina da UFPR, em colégios públicos estaduais situados em Curitiba-PR (2023)
- Palestra “Desafios da Dependência Tecnológica na Família” em Evento online promovido pela Escola de Pais do Brasil – EPB (2023)
- Palestra “(In)capacidade cognitiva na Era Digital”. no 5º Encontro Internacional sobre o Uso de Tecnologias da Informação por Crianças, Adolescentes/Jovens e Adultos, promovido pela Rede ESSE Mundo Digital, realizado no Rio de Janeiro. (2023)
- Palestra “O papel da família na era digital”, para Pais, Professores e Alunos do Colégio Estadual Cívico Militar Gottlieb Mueller em Curitiba/PR. (2023)
- Palestra sobre os impactos humanos do uso das tecnologias digitais em Paranaguá para servidores e estudantes da educação do município. (2023)
- Webinar “DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA: Intervenções e Estratégias de Advocacy”, em alusão a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas! (2023)
- Palestra “Como prevenir a dependência tecnológica”, na cidade de Massaranduba SC na conferência Regional de Vereadores Mirins. (2023)
- Palestra “Como prevenir a dependência tecnológica”, na Câmara de Balneário Camboriú para a 1a Conferência Regional de Vereadores Mirins da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí Açu (AMFRI). (2023)
- Palestra “Uso de Tela e Dependência Tecnológica”, organizada pela PLANE (Programa Limbios de Aperfeiçoamento em Neurociência e Educação). (2023)
- Palestra “Resgate da Aprendizagem Humana na Era Digital” no 53° Seminário intitulado “Desafios do mundo contemporâneo: Crianças X Mídias”, promovido no formato remoto pela Escola de Pais do Brasil, Seccional de Belo Horizonte. (2023)
- Webinar “Trânsito Seguro não Tira Férias”, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná em parceria com a Assessoria Militar do Departamento de Trânsito do Paraná – DETRAN/PR. (2023)
- Webinar “Ergonomia na era digital e o uso saudável das tecnologias”. Evento promovido pela Organização Social Slowphone. (2024)
- Seminário “Vício em Tecnologia: O que você tem a ver com isso?”. promovido pela Escola do Legislativo de Santa Catarina.
- Webinar “A arte do cuidado na era digital” promovido pela Escola de Pais do Brasil – EPB. (2024)
- Curso de “Formação Saúde e Telas na Escola”, realizado em Itajaí- SC, destinou-se aos profissionais da educação do município. O curso foi uma parceria entre a Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI e a Prefeitura Municipal. (2024)
- Palestra “Como lidar com a dependência tecnológica” junto ao Núcleo de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná. (2024)
- Palestra “Equilíbrio Online Offline” na Semana Pedagógica do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, em Curitiba/PR (2024)
- Mesa Redonda “Conectados mais sobrecarregados: o impacto das redes sociais na saúde mental”, promovida pelo Centro Integrado UNIBRASIL, Curitiba/PR (20024)
- Palestras “Uso Responsável de telas e redes sociais” para dois grupos diferentes da Rede de Proteção de São José dos Pinhais. (2024)
- Palestra “Saúde e Afetividade na Era Digital para dois grupos de profissionais da área de saúde de São José dos Pinhais, cidade metropolitana de Curitiba/PR. (2024)
Exemplos de ações formativas em fase de implementação:
– Oficinas de formação para o uso saudável e seguro das tecnologias digitais para acadêmicos vinculados ao Projeto de Extensão Universitária “Saúde Sim”, coordenado pela Professora Beatriz Bermudez do Setor de Ciências da Saúde Integrativa da UFPR. Sequencialmente, os acadêmicos disseminam as informações a partir do conhecimento apreendido, em palestras e outras ações socioeducacionais derivativas para escolas e outros espaços que possuem crianças e adolescentes (2023- ….)