RESGATE HISTÓRICO DAS 3 EDIÇÕES DE AMBOS OS SEMINÁRIOS
Histórico de Eventos Anteriores 2012, 2013, 2017
O Primeiro Encontro Internacional sobre o Uso de Tecnologias da Informação por Crianças e Adolescentes/Jovens Adultos foi denominado de ESSE MUNDO DIGITAL E= Ética, S= Segurança, S= Saúde, E= Educação (19 e 20 de Abril de 2012) e ocorreu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, no auditório do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. O principal objetivo do evento foi apresentar os temas relevantes e promover debates interativos e informativos, com a participação dos especialistas convidados, brasileiros e internacionais sobre como transformar o uso da Internet em uma fonte mais segura, ética, educativa e saudável de conhecimentos para as crianças, adolescentes, e suas famílias. Foram dois dias intensos de apresentações e debates e surgiram novas propostas de se ampliar os horizontes para diminuir os abismos de comunicação e servir de ponte entre os profissionais que lidam com crianças e adolescentes.
Participaram do evento 160 profissionais de diversas áreas de 7 Estados e 15 cidades do Brasil e de 4 países: Portugal, Espanha, Estados Unidos e Suíça representando a OMS, Organização Mundial de Saúde, por transmissão de videoconferência e direto de Genebra. Várias Universidades estiveram representadas, como Harvard/USA; UERJ/Telemedicina; UFRJ/IESC; USP/Pro-AMITI; Mackenzie/LEEME; UFSCAR/LAPREV, UFCeará, UFBahia, UFUberlandia, e 12 Escolas do Rio de Janeiro e de Nova Friburgo. O evento contou com o apoio de várias organizações incluindo FAPERJ, GOOGLE, SAFERNET, POLYCOM, CREMERJ, CSCBrasil, ARTMED, Rede Criança & Paz, Center for Health Justice/Los Angeles, Center for Midia and Child Health/CMCH/Harvard, Medical Missions for Children/USA, Miudos Seguros Na.Net/Portugal e Pantallas Amigas/Espanha, além da Rede RUTE de Telemedicina-Brasil e da Rede E-Portugues-E da OMS. Devido ao impacto e repercussões do evento, decidimos publicar as principais apresentações e conclusões em um livro que foi dividido em 7 partes e 27 capítulos, intitulado Vivendo Esse Mundo Digital, impactos na Saúde, na Educação e nos Comportamentos Digitais, organizado por Cristiano Nabuco de Abreu (SP), Evelyn Eisenstein (RJ) e Susana Estefenon (RS) e publicado pela editora ARTMED-GrupoA, também online e que foi lançado em 2013 durante a realização do II Encontro ESSE, na Universidade Mackenzie, em São Paulo.
II Seminário E.S.S.E Mundo Digital (16 e 17 de maio de 2013) na Universidade Presbiteriana Mackenzie – campus Higienópolis. O objetivo do Encontro foi apresentar temas e promover debates com a participação de especialistas brasileiros e internacionais sobre como transformar o uso da internet numa fonte mais segura, ética, educativa e saudável de conhecimentos, além de uma ponte de diálogo entre as gerações. Dentre os temas que abordados, pode-se citar:
• Tecnoestresse e transtornos de comportamentos/dependência à internet;
• Cyberbullying e abusos on line/pornografia/pedofilia;
• Questões da saúde associadas ao uso indiscriminado da Internet (síndrome do olho seco, perdas de audição, problemas de postura, lesão do esforço repetitivo (LER), auto diagnóstico e automedicação, etc.);
• Violência online/crimes cibernéticos;
• Inclusão e exclusão digital;
• Questões legais associadas ao uso da Internet – responsabilidade jurídica dos pais e das escolas;
• Ética e valores estão fora de moda? A Internet facilita atitudes consideradas não éticas?
• O lado B da Internet. Como promover e incentivar os jovens a sair da mesmice e aproveitar tudo de bom que a Internet pode oferecer;
• Pais e filhos da atual geração – a aproximação destes mundos é fundamental;
• O papel da escola na formação do jovem, como cidadão virtual.
Teve a participação de 75 ouvintes, dentre estudantes universitários de graduação e pós-graduação e profissionais de diversas áreas do conhecimento (saúde, medicina, ciências sociais, direito, comunicação, tecnologia e educação) que trabalhavam as questões sobre o Mundo Digital e da Internet com crianças e adolescentes/jovens e adultos.
III Seminário E.S.S.E Mundo Digital (21 e 22 de novembro de 2017) no Auditório do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Teve como patrocinadores: Google, Polycom e CSC Brasil. Contou também com o Apoio Institucional do Museu do Amanhã, Unicef, Visão Mundial, Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Clínica de Adolescentes, além dos parceiros da Rede E.S.S.E. Mundo Digital.
O evento foi realizado em quatro módulos: Ética, Segurança, Saúde e Educação. Cada módulo foi composto de palestras e conferências e duas videoconferências com especialistas dos Estados Unidos e Portugal. Do total de 200 participantes de vários grupos profissionais que lidam com crianças e adolescentes, professores, pedagogos, psicólogos, educadores tecnológicos, conselheiros tutelares, agentes sociais advogados e médicos e de 10 Estados: Minas Gerais, Bahia, DF/Brasília, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Histórico de Eventos Anteriores 2012, 2015, 2017
I Seminário Nacional de Tecnologia e Dignidade Humana – 06 a 08 de novembro de 2012 (Curitiba/PR) – Instituição promotora e Local de Realização: Universidade Tecnológica Federal do Paraná e parceiras: Universidade Federal do Paraná, Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil e OAB/PR. Outras Instituições com Palestrantes: Universidade de São Paulo/IPq/AMITI/Núcleo de Dependência de Internet, Safernet Brasil, OAB-SP/Comissão de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Secretaria de Estado da Educação do Paraná, OAB/PR. Objetivo do Evento: Apresentar estudos científicos e os fatos atuais da área de tecnologia informática na sociedade, que privilegiem o impacto humano, no que se referem: - à saúde física, - aos processos cognitivos, - às implicações psicológicas, - às questões de segurança, - aos litígios trabalhistas e previdenciários, - à inclusão digital nas políticas públicas. Público-Alvo: estudantes e professores de graduação e pós-graduação de IES, professores da rede de educação básica, médicos, psicólogos, delegados, entre outros.
II Seminário Nacional de Tecnologia e Dignidade Humana – 14 e 15 de maio de 2015 (Curitiba/PR) – Instituição promotora: Universidade Federal do Paraná e Local de Realização: Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraná - OAB/PR. Instituições parceiras: Universidade Federal do Paraná, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Instituto Tecnologia e Dignidade Humana. Outras Instituições com Palestrantes: Safernet Brasil, Secretaria de Estado de Segurança Pública do PR (Núcleo de Crimes na Internet e Departamento de Políticas sobre Drogas), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas - GEAT), USP (Ipq-AMITI-Núcleo de Dependência de Internet), PUC/PR. Objetivo do Evento: fomentar uma reflexão interdisciplinar acerca da “dignidade da pessoa humana” no que se refere ao uso de tecnologias de informação e comunicação por crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, destacando os riscos e efeitos prejudiciais para a saúde mental, o processo cognitivo, o relacionamento familiar e para a segurança humana. O evento visou, também, apresentar o eixo ‘tecnologia e dignidade humana’ do I Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos do Paraná, como uma proposta para prevenção do uso compulsivo de tecnologias e dos cibercrimes. Público-Alvo: alunos e professores de graduação e pós-graduação e profissionais das diversas áreas do conhecimento: saúde, segurança, direito, esporte, família e desenvolvimento social, entre outras.
III Seminário Nacional de Tecnologia e Dignidade Humana – 15 e 16 de maio de 2017 (Curitiba/PR) – Instituição promotora e Local de Realização: Universidade Federal do Paraná e parceiras: OAB/PR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Instituto Tecnologia e Dignidade Humana. Outras Instituições com Palestrantes: UERJ, UFRGS, OAB/PR, Polícia Federal, USP (Ipq-AMITI-Núcleo de Dependência de Internet), Safernet Brasil, Instituto Tecnologia e Dignidade Humana, UniBrasil, FramesDrogas. Objetivo do Evento: Disseminar os resultados de estudos e pesquisas científicas sobre os impactos humanos e sociais do uso de tecnologias de informação e comunicação, com especial atenção à proteção das crianças e adolescentes, bem como, aos aspectos psicológicos, à aprendizagem, à segurança, ao ambiente produtivo e ao trânsito na era digital. Público-Alvo: alunos e professores de graduação e pós-graduação e profissionais das diversas áreas do conhecimento: saúde, segurança, direito, esporte, família e desenvolvimento social, entre outras.