O ‘Instituto Tecnologia & Dignidade Humana (I-T&DH) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos fundada em 2015, com sede em Curitiba, capital do Estado do Paraná. Tem como objetivo promover Advocacy e implementar programas e projetos socioeducativos para o uso saudável, responsável e seguro das tecnologias digitais, bem como, contribuir para prevenção dos riscos e efeitos nocivos decorrentes do uso precoce, desmedido e inadequado das tecnologias digitais, principalmente, por crianças e adolescentes.
O I-T&DH desenvolve um movimento interdisciplinar e intersetorial de educação e consciência digital para proteção humana e social. Possui estrutura associativa de voluntários, conselheiros consultivos e técnicos, de caráter multiprofissional: professores, pedagogos, assistentes sociais, pediatras, psicólogos, psiquiatras, advogados, delegados, peritos criminais, fisioterapeutas, artistas, administradores, artistas, educadores físicos, entre outros.
A essência do trabalho do ‘I-T&DH’ pressupõe uma rede dialógica, integrada e sistêmica de produção e de ação em prol ao elo ‘tecnologia e dignidade humana’ no Paraná, e para além de suas fronteiras, regional, nacional e internacionalmente. Busca a efetiva contribuição para proteção da criança e do adolescente na Era Digital, incumbência prioritária do ‘I-T&DH’.
Tal proteção é extensiva a jovens, adultos e idosos, por considerá-los vulneráveis, tanto quanto as crianças e os adolescentes, diante dos reais malefícios para a saúde física e mental, para os processos laborativos e de cunho relacional no âmbito familiar, profissional e social, quando as condições de tempo, conteúdo e forma de uso das tecnologias digitais são inadequadas, cotidianamente.
Fundado com base nesta inquietante realidade, ainda desconhecida por muitos, o ‘I-T&DH’ realiza estudos, pesquisas, eventos (cursos, seminários, círculos de diálogos, jornadas formativas) e produz materiais multimidiáticos, para disseminar informações sobre os fatores de risco e de proteção para os usuários das tecnologias digitais, tendo-os como destinatários diversos espaços: família, escola, universidade, igreja, indústria, comércio, secretarias municipais e estaduais de educação, de assistência social, de saúde, de segurança etc.
Em síntese, o Instituto Tecnologia & Dignidade Humana busca desenvolver mecanismos (in)formativos para cooperar com a proteção dos usuários de tecnologias digitais, tendo como público-alvo: gestores públicos, pais, avós, professores, pedagogos, pediatras, assistentes sociais…, para que possam assumir cada qual sua responsabilidade de salvaguardar a dignidade da pessoa humana “criança e adolescente” na Era Digital, com superior interesse.
Para cumprir com o proposto, nos colocamos à disposição para firmar parcerias!
_______________________
Cineiva Campoli Paulino Tono
Presidente do I-T&DH
contato@tecnologiaedignidadehumana.org.br
Estatuto